Na astrologia, os quatro elementos – Terra, Fogo, Água e Ar – podem se manifestar de modos diferentes, o que chamamos de Modalidades. Essa manifestação pode ser impulsiva (Modalidade Cardinal); estável (Modalidade Fixa) ou maleável (Modalidade Mutável). 

Como a vida, as modalidades também nos trazem o conceito de ciclo, com o início, a continuação e a finitude. A energia Cardinal representa o começo, a energia Fixa o meio e a Mutável, o fim desse ciclo. Esta última reúne os signos de Gêmeos (elemento Ar), Virgem (elemento Terra), Sagitário (elemento Fogo) e Peixes (elemento Água) e nos remete a mobilidade, movimento e adaptabilidade. 

Os signos mutáveis 

Representando o fim da estação, os signos mutáveis nos mostram a conclusão das coisas. Justamente quando elas acabam é que nós temos que pensar em novos projetos, em mudar nosso olhar, explorar o novo, então o fim é sempre um momento de transição. Existe aí uma certa ansiedade de pensar no fim e já imaginar para onde podemos seguir, por isso os signos mutáveis são associados ao movimento, a pressa, a velocidade de pensamento. 

Esses nativos são seres que se adaptam com mais facilidade às mudanças, são tolerantes, gostam de mudar a ordem pré-estabelecida, apreciam várias coisas ao mesmo tempo e exigem troca constante. Não são um só. Essa natureza dual muitas vezes pode ser confundida com instabilidade, que vem desse intenso movimento que buscam. 

Gêmeos – Signo do elemento Ar, é a personificação da energia mutável. Curioso, de pensamento rápido e comunicativo, ele simboliza a variedade de ideias, a mutabilidade de opiniões, a curiosidade por diferentes pontos de vista. 

Virgem – Nos fala da mutabilidade nas áreas práticas da vida, da adaptação de rotinas. O olhar crítico associado a esse signo de Terra nos mostra justamente essa capacidade de mudar para melhorar, de se aperfeiçoar para progredir. 

Sagitário – É o símbolo da instabilidade da alma, dos desejos que nos mantém vivos, que quando realizados, devem dar espaço a um novo objetivo. Signo de Fogo, Sagitário está sempre buscando descobertas e novas experiências. 

Peixes – Nos mostra a mutabilidade das emoções, podendo ir da alegria à tristeza rapidamente. Signo do elemento Água, Peixes absorve com facilidade a energia das pessoas ao seu redor, sendo suscetível a uma oscilação de sentimentos. 

Os signos mutáveis nos trazem a capacidade de enxergar uma saída, uma solução. São astutos, sagazes. Tem a habilidade de trazer soluções para questões difíceis da vida, seja de ordem psíquica, com Peixes; de ordem prática, com Virgem, através de uma conversa, como o signo de Gêmeos ou pela esperança de que as coisas podem mudar, com Sagitário. 

As Modalidades nos falam de energias  complementares: início, meio e fim. A força para começar, para sustentar e para encerrar ciclos, se preparando para o novo. Essa é a beleza da vida.  Nosso Mapa Astral é uma combinação dessas energias e entender a forma como se manifestam em nós é uma forma de autoconhecimento. 

A Semana da Astrologia está no ar, com encontros totalmente online e gratuitos. As próximas aulas serão dia 29/10 e 03/11. O estudo das Modalidades será abordado na terceira e última aula. Não perca!