Astróloga com mais de 40 anos de experiência e autora dos livros “Os astros sempre nos acompanham: um manual de Astrologia contemporânea” e “A luz e a sombra dos 12 signos”, Claudia Lisboa atua hoje com atendimentos de mapa astral, é professora de seu próprio curso de Astrologia e também ministra eventos, seminários e palestras.

Seu interesse pela Astrologia começou graças à influência de Emma Costet de Mascheville, sua professora. Foi na turma de 1979 que Claudia se formou astróloga juntamente com alguns dos maiores astrólogos do Brasil, todos formados por Dona Emmy.

Ao longo de sua experiência, atuou como professora e coordenadora de diversas escolas de Astrologia pelo Brasil. Sob forte influência dos astros, foi atraída de volta ao Rio de Janeiro, cidade que a viu nascer sob um grande trígono de Sol em Peixes, Saturno em Escorpião e Urano em Câncer.

Tendo atuado como roteirista e apresentadora do programa “No Astral”, do canal GNT, atualmente Claudia escreve para o jornal O Globo, em uma coluna diária de horóscopo.

Em 2017 Claudia criou seu curso online de Astrologia, a Semana da Astrologia, seu curso grátis de Astrologia, que vem lotando turmas até hoje. Mais recentemente, iniciou a primeira turma online de seu curso de trânsitos, progressões e direções. 

Abordagem e influência de Dona Emmy

Assim como sua mestra, Claudia acredita que a Astrologia pode e deve ser acessível a todos, e procura disseminá-la através de uma abordagem didática

Seus estudos sempre foram baseados em diversas vertentes da Astrologia, acrescidos de elementos do pensamento Junguiano e dos ensinamentos do Budismo. Foi a partir da combinação desses conhecimentos, somados a anos de atendimentos, estudos e análises que Claudia abriu os caminhos para novas abordagens.

Sua visão se estruturou a partir dos ensinamentos de Emma Costet de Mascheville. Astróloga nascida em Haimhausen, na Alemanha, Dona Emmy, como era carinhosamente chamada por seus alunos e amigos, se estabeleceu no Brasil em 1925 e se aprofundou no estudo da Astrologia ao longo de seus 56 anos de carreira. Compreensiva e empática, Dona Emmy passou adiante conceitos, teorias e uma grande esperança sobre o futuro da humanidade.

Foi com ela que Claudia Lisboa realizou sua formação básica, se tornando a astróloga reconhecida de hoje.

Astrologia

Na Astrologia, todo signo possui seu oposto complementar. Quando o Sol está em um referido signo, por exemplo, ilumina o mesmo e consequentemente projeta uma sombra em seu oposto. Dessa forma, a luz de um signo é a sombra de seu oposto complementar, e vice versa. A partir do entendimento deste conceito, compreende-se a Astrologia como uma ferramenta de autoconhecimento e autodesenvolvimento baseada na observação e aprimoramento das faculdades e revezes (luzes e sombras) de cada indivíduo. 

Para Claudia Lisboa, a Astrologia funciona como um GPS que nos indica caminhos e possibilidades. É através da análise do mapa astral, entre outros, que a astróloga sinaliza potências e desafios a serem vivenciados.

Mapa Astral

O mapa astral nada mais é do que uma representação gráfica do céu no momento de nascimento de cada um, como uma foto. Ele fornece diversos insights e orientações para a jornada de cada um de nós.

Atualmente, a tecnologia facilita, e muito, os cálculos astrológicos, reservando ao astrólogo mais tempo para dedicar-se à interpretação das posições e aspectos trazidos por cada mapa.

Seu cálculo depende de algumas informações indispensáveis: data, horário e local de nascimento. Com esses dados em mãos, é hora de partir para os cálculos, sejam eles feitos à moda antiga, à mão, ou rapidamente, através de algum software especializado. Independente do método de cálculo escolhido, o resultado é sempre um mapa, um verdadeiro raio x dos aspectos fluentes e não tão fáceis da vida de uma pessoa.

Curso de Astrologia

A astróloga Claudia Lisboa também oferece cursos de Astrologia para pessoas interessadas em iniciar ou aprofundar seus conhecimentos na área. Trata-se de dois programas online, o Curso Básico de Astrologia e o Curso de Trânsitos Astrológicos, ambos com duração de um ano. As aulas são semanais e os vídeos disponibilizados podem ter de 50 minutos a 1 hora e 50 minutos, variando de acordo com cada conteúdo abordado.

Os cursos de Astrologia da Claudia Lisboa tem o objetivo de preparar o aluno para desenvolver os conhecimentos necessários para realizar a leitura de um mapa astral e posteriormente, dos trânsitos, direções e progressões.

Em ambos os programas, as aulas ficam disponíveis por até 24 meses, para que o aluno possa assistir quantas vezes desejar, adequando seu ritmo de estudo a sua rotina.

E o que um curso de Astrologia pode me oferecer?

Os conhecimentos adquiridos através do curso de Astrologia te ajudam a compreender melhor sua missão de vida, tendo em vista todos os desafios a serem superados e habilidades a serem aprimoradas.

O mapa astral funciona como uma espécie de guia que norteia seus caminhos para que sejam trilhados com mais segurança e autonomia. Além disso, muitos profissionais buscam o curso de Astrologia para aprimorar seus atendimentos terapêuticos, expandindo sua capacitação e seu campo de atuação no mercado.

Livros

A luz e a sombra dos 12 signos – Neste livro, Claudia Lisboa aborda a Astrologia com uma linguagem mais popular e acessível, através de exemplos e encontros reais de sua própria vida. Em cada história, o leitor é convidado a compreender um pouco mais sobre a luz e a sombra de cada um dos signos do zodíaco.

O livro oferece uma abordagem completa de todos os signos astrológicos, identificados e decifrados por Claudia.

Os astros sempre nos acompanham: Um manual de Astrologia contemporânea – Ao longo de suas numerosas páginas, o livro desvenda, de forma didática e explicativa, todos os elementos indispensáveis para uma análise astrológica.

Indicado tanto para profissionais da área quanto para curiosos e interessados no assunto, ele narra a história da Astrologia, passando pelos mitos que deram origem aos signos, e conduzindo o leitor por explicações sobre os elementos, planetas, casas astrológicas e aspectos.