Nas aulas de Ciências no colégio aprendemos que a Lua é um corpo celeste e o satélite natural da Terra. Ela influencia as marés e o movimento dos oceanos.
Suas fases, a forma como vemos a Lua sob o ponto de vista da Terra, são alteradas de acordo com a sua posição em relação ao Sol, sendo os dois astros tão opostos e ao mesmo tempo tão complementares.
Para a Astrologia, a Lua é um dos astros mais importantes, em uma primeira análise, para entendermos nosso papel no mundo. É símbolo de afeto, cuidado e segurança emocional. Ela representa a natureza básica de nossos instintos e sentimentos e está ligado ao emocional, ao feminino, e também a como pensamos e reagimos ao mundo.
Foto de Andrés Gómez
Lua, substantivo feminino
Por mais que, obviamente, os conceitos que aprendemos no colégio sejam diferentes daqueles ensinados pela Astrologia, a natureza receptiva da Luae seu poder de atração e influência em diversas áreas é abordada em muitos campos de estudo.
Na Astrologia, ela simboliza nossas emoções, memórias e também a intuição. Nossos primeiros anos de vida, a forma como fomos nutridos, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente, são elementos de afetividade localizados na Lua.
Devido a essa associação com o cuidado, astrologicamente a Lua simboliza as mulheres em geral, a mãe, a irmã mais velha, a pessoa que cuida e nutre. Claro que essa interpretação se tornou algo datado, já que hoje em dia não temos mais apenas a figura materna como representante do cuidar, embora de forma geral venha da mãe esse primeiro alimento, desde o cordão umbilical.
Complementares, enquanto o Sol representa a nossa essência, a razão e nossa necessidade de autoafirmação, a Lua traz uma energia que simboliza sentimentos e emoções, e ilustra nossa forma de amar. Nesse sentido, não falamos apenas do amor entre pares românticos mas sim de todo tipo de relação íntima, seja com nossos amigos, familiares e pessoas com as quais convivemos.
Ela nos fala sobre nosso modoinstintivo de funcionamento, como estamos dispostos a cuidar e nos deixar cuidar. Por ser um astro tão ligado ao emocional, compreender como a Lua nos influencia e como sua energia atua sobre nós é fundamental para entendermos melhor a nossa personalidade e o que precisamos trabalhar e potencializar de acordo com sua posição em cada mapa.
O astro é um dos mais importantes para a análise do mapa astral de um indivíduo, já que fala muito das nossas raízes, nossa autoestima, necessidades emocionais e psicológicas e como lidamos com nossos sentimentos. Ela está relacionada à quarta casaastrológica, que representa também o signo de Câncer, sendo assim o regente deste signo.
A Casa Quatro fala das nossas origens, nossas raízes emocionais, genéticas e familiares. Um local como um lar, íntimo e familiar, nosso refúgio.
Meia Lua inteira
Como citamos no início do texto, a Lua não é uma protagonista apenas na Astrologia. No mundo físico, suas fases têm ação direta na gravidade, nas marés, nos ciclos de colheita, exercendo também uma relação muito estreita com o Planeta Terra. Já no universo pessoal, essas fases nos influenciam em diversas áreas como nossas emoções, relacionamentos e também em nosso próprio corpo: quem nunca consultou o calendário para confirmar a fase da Lua antes de fazer um corte de cabelo, por exemplo?
Nova, Quarto Crescente, Cheia, e Quarto Minguante: cada fase da Lua possui uma energia e um significado e é importante entendê-las para saber como podemos potencializar cada um desses períodos. Para quem busca mais informações sobre como as fases da Lua nos influenciam, pode conferir este post detalhado com mais informações.
Como a Lua nos influencia
Quando falamos do território lunar, estamos nos referindo a autoestima, a capacidade que temos de tocar a vida de alguém e da nossa capacidade de amar. A posição da Lua no mapa astral de uma pessoa indica como ela se sente e o que faz com que se sinta cuidada e acolhida, e por isso é fundamental a análise da casa em que a Lua se encontra.
É essa posição que nos indica quais são as demandas afetivas daquela pessoa, bem como o que ela tem a oferecer emocionalmente.
Enquanto o Sol faz uma volta completa nos doze signos do zodíaco em um ano, a Lua faz essa mesma volta em pouco menos de um mês, ou seja, ela fica em torno de dois dias e meio em cada signo.
Enquanto o signo solar nos fala sobre nossa essência, o signo lunar fala de nossa identidade emocional. Aqueles que compreendem e exploram seus signos lunares tendem a se conectar com maior facilidade àqueles que lhe proporcionarão nutrição afetiva e acolhimento. Neste post completo, você poderá entender melhor como a Lua se manifesta em cada signo, bem como seus aspectos de luz e sombra.
A Lua reflete um celeiro de emoções, sendo sua análise um elemento de grande importância para a Astrologia. Curioso para aprender mais sobre esse astro? Então acesse a sessão Vídeos aqui no site e confira também o canal Cláudia Lisboa no Youtube!
Compartilhe:
Posts Relacionados
As Casas Astrológicas – Entenda a importância e significado de cada uma
Toda mandala astrológica é dividida em doze partes,... LEIA MAIS
A História da Astrologia
Podemos dizer que a astrologia existe desde o... LEIA MAIS
Mercúrio Retrógrado – Seus efeitos em nossa vida
Embora todos os planetas do Sistema Solar apresentem... LEIA MAIS
Movimento retrógrado – Problema ou oportunidade?
Vem se tornando cada vez mais comum falarmos... LEIA MAIS
Elemento Ar – Comunicação e sociabilidade
Símbolo das comunicações, da troca e da linguagem,... LEIA MAIS
Elemento Água – Nossa dimensão emocional
Na astrologia, o elemento Água nos fala de... LEIA MAIS
Elemento Terra – Firmeza e segurança
Os elementos na Astrologia – Fogo, Terra, Água... LEIA MAIS
Elemento Fogo – Calor e Vitalidade
Sabemos que os doze signos do zodíaco estão... LEIA MAIS
Modalidade Mutável – a energia do fim da estação
Na astrologia, os quatro elementos – Terra, Fogo,... LEIA MAIS
Modalidade Fixa – A energia do auge da estação
As modalidades representam a forma como os signos... LEIA MAIS
Modalidade Cardinal – a energia do início de uma estação
Como vimos no último post (Modalidades), os doze... LEIA MAIS
Entenda as modalidades dos signos
Sabemos que o zodíaco é dividido em doze... LEIA MAIS